COBERTURA DO SOLO
Gramíneas são cultivadas nas entrelinhas do café para que o solo não fique exposto. Elas são cortadas sempre que atingem um bom volume de biomassa e o material orgânico é colocado próximo ao pé de café. Esta prática evita a erosão e protege o solo contra o impacto direto das gotas de chuva na superfície; evita o superaquecimento do solo, que pode ser prejudicial às raízes do café; mantém a umidade e conserva mais água no sistema de produção; melhora a ciclagem de nutrientes, aumenta o teor de matéria orgânica no solo e aumenta a atividade dos microrganismos - torna o solo mais vivo.
MICROTERRAÇOS
Essa técnica facilita os tratos na lavoura, pois formam caminhos para que o trabalhador transite em terreno plano nas montanhas declivosas, aumentando o rendimento e a qualidade do seu trabalho. Esses microterraços também impedem a ocorrência de enxurradas, reduzindo a perda de solo e de água, além de diminuir a erosão e aumentar a infiltração da água no sistema de produção, proporcionando maior eficiência no uso da água das chuvas.
PRESERVAÇÃO
As boas práticas produtivas são atreladas a várias medidas de preservação da fauna, da flora e da água como, por exemplo, a preservação de nascentes, APPs (Áreas de Preservação Permanente) e reserva legal acima do exigido pela legislação.
Laís Teles de Souza - Engenheira Agronôma | Mestra e Doutora em Fitotecnia